quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cultura Uruguaia

Cultura
   

Música e dança do Uruguai

No atual Uruguai predomina a tradição cultural européia. No século XIX foi produzida uma afluência massiva da população européia, principalmente de espanhóis e italianos. Igual que na Argentina, cuja música e danças folclóricas são semelhantes, o gaúcho é o motivo principal.
A milonga, canção e dança nascida em Montevidéu, logo se estendeu para sua vizinha Buenos Aires. O governo e a classe média apóiam as atividades teatrais e musicais, um dos grupos de maior tradição é o Teatro Circular de Montevidéu.

Esportes no Uruguai

O esporte com mais seguidores no Uruguai é o futebol. As equipes profissionais mais importantes são o Nacional e o Peñarol de Montevidéu. A seleção uruguaia ganhou duas vezes a Copa do Mundo de futebol e duas vezes as olimpíadas. Além disso, ganhou quatorze vezes a Copa América e é Campeão dos Campeões ao ter ganhado a Copa de Ouro que reuniu a todos os campeões do mundo.

Cultura do Uruguai

Algumas das manifestações que fazem parte do patrimônio cultural do Uruguai são as que foram deixadas pelos nascidos nesse território, destacando-se no campo das letras, pensamento, arte e ciência. Exemplo disso é Mario Benedetti, nascido em Montevidéu em 1920, entre suas publicações encontram-se "La Trégua" e seus poemas "Viento del exílio". Outro é Eduardo Galeano, autor de vários livros, traduzidos a mais de vinte línguas e de importante obra jornalística.

Folclore do Uruguai

O folclore uruguaio apresenta distintas manifestações. Por um lado estão as canções e danças que nascem e se nutrem no âmbito campesino, assim como também o acordeón que imprimi um gracioso ritmo às suas danças. Por outro, as danças e rituais de origem africana deram lugar a um rico folclore afro-uruguaio onde se destaca o famoso candomblé, a grande dança dos cidadãos de Montevidéu imortalizada nos quadros de Fiagri. É um espetáculo de chamar atenção e de muita animação onde seus espectadores se convertem em participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário